top of page

QUINTAIS AGROFLORESTAIS: um novo jeito de fazer agricultura familiar

 

Os Quintais Agroflorestais ou Safs se tornam alternativas interessantes para agricultores que buscam obter uma exploração economicamente viável e intensiva, utilizando-se de uma diversidade de espécies em vários estratos, numa mesma área, sendo uma técnica viável para a agricultura familiar.

 

Reúnem culturas alimentares e essências florestais, além de preconizar a diversificação, possibilita a adoção de tecnologias adaptadas à realidade local, de maneira que a agricultura familiar seja uma atividade geradora de renda e proporcione melhoria na qualidade de vida em todos os aspectos, sociais, econômicos, culturais e ambientais.
 

Ecologicamente, são parecidos com os ecossistemas naturais, devido à alta diversidade de espécies, capacidade de captar luz solar, controle biológico, reciclagem de nutrientes do solo e redução da erosão. Considerando que os Quintais agroflorestais promovem a biodiversidade e sustentabilidade da produção, sendo uma ferramenta facilitadora no processo da transição agroecológica para os agricultores familiares envolvidos nos trabalhos dos Quintais do Recôncavo Baiano com o desenvolvimento dos trabalhos e as práticas agroecológicas dentro da unidade de demonstração.

 

Os Sistemas Agroflorestais abrangem todos os aspectos da produção agroecológica, e se mostraram excelentes ferramentas para implementar o processo de transição. Através dos SAF’s ou Quintais agroecológicos é possível consolidar o caminho para uma agricultura de base ecológica, que propõe mudanças não só no sistema de produção, mas uma profunda transformação das relações do homem com a terra e do homem consigo mesmo.

 

FONTE: Jorge Raimundo Silva Silveira

Unidade: EBDA - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola

Colaboradores: Embrapa Informação Tecnológica

bottom of page