top of page

PROGRAMAÇÃO

 

 

Quarta-Feira 30/05

Chegada e Credenciamento:

Momento em que o chefe da sua delegação recolhe os RG’s de todo o grupo, e se encaminha até a secretaria para efetuar o credenciamento e assim receber os Kit’s dos encontristas.

Quinta-Feira 01/05

Abertura:

A Comissão Organizadora (C.O) dará as boas vindas a todos e todas @s encontristas com muita alegria e diversão.Teremos aqui a abertura oficial do nosso XIV ERA Nordeste.

 

Painel I: O Papel da Agroecologia no Fortalecimento da Identidade Camponesa

O painel I irá debater a cerca do tema principal do encontro com intuito de mostrar aos encontristas como a Agroecologia tem o potencial de fortalecer a identidade social e cultural dos agricultores e das agricultoras.

 

Grupos de Discussão:

São grupos menores e servem para que @s encontristas possam se reunir durante os espaços do encontro, como o Painel I e a Mesa redonda para poderem debater e aprofundar mais sobre a temática de cada espaço, além da realização de algumas tarefas inerentes ao funcionamento do encontro, como alvorada e disciplina. As tribos são muito importantes para os processos de interação e aprendizagem, pois nelas @s encontristas estarão em contato com pessoas das mais variadas regiões e saberes. A C.O divulgará no ato do credenciamento como serão divididas as tribos.

 

Reunião das Entidades:

Momento em que os encontristas obtém o primeiro contato com as organizações presentes no encontro regional de agroecologia tendo a oportunidade de informar-se sobre a dinâmica, atual situação e deliberações pós– ERA.

 

Cultural:

É o espaço de trocas de experiências culturais, onde nós estaremos apresentando um pouco da cultura regional e nordestina, além de trocar sementes, livros, filmes, entre outras coisas.

Sexta-Feira 02/05

Mesa Redonda: Projeto da Morte: Contradições do agronegócio no campo brasileiro

Na mesa redonda será debatido sobre a problemática do perímetro irrigado do Santa Cruz do Apodi, este que vem desapropriar agricultores e agricultoras que praticam a Agroecologia a bastante tempo naquela região.

 

Espaço de Gênero:

No primeiro momento da tarde haverá o espaço de formação misto sobre feminismo e agroecologia. No segundo momento da tarde (após o espaço misto) haverá o espaço auto-organizativo das mulheres e paralelamente um espaço formativo para os homens.

 

Oficina do Ato:

Nos reuniremos primeiramente na plenária para explicar como e onde vai ser o nosso ato. Depois explicaremos como e onde funcionarão as oficinas para o ato. Cada encontrista escolhe de qual oficina irá participar de acordo com a demanda de cada uma.

 

As oficinas são:

1. Clowns                    6. Lambe

2. Batucada                7. Cartazes

3. Saúde                      8. Palavras de ordem e músicas

4. Segurança              9. Comunicação

5. Estêncil                  10. Registro

Sábado 03/05

Ato Público:

O ATO público é uma das partes mais importantes de nosso encontro. É o momento em que saímos as ruas para dialogar com a sociedade e mostrar o nosso projeto, que é a Agroecologia.

 

Painéis Paralelos:

Neste momento haverá exposições paralelas abordando diversas temáticas que envolvam a perspectiva teórica do encontro.

 

Socialização:

Agora iremos fazer a socialização que preparamos com muito carinho nos grupos de discussão para que todos e todas as encontristas possam ficar sabendo o que nosso grupo debateu e aprendeu durante todos esses dias. Aqui apresentaremos também a identidade do nosso grupo.

Domingo 04/05

Vivências / Oficinas:

Etapa da qual iremos vivenciar as experiências exitosas em Agroecologia aqui em nossa região, além de conhecer locais de importância cultural. As oficinas surgem para contribuir no conhecimento prático em Agroecologia.

 

Encerramento:

Aqui faremos o encerramento oficial do nosso ERA. Além de realizar os agradecimentos finais e expor as impressões da comissão organizadora, nos despediremos de todos os encontristas que foram fundamentais na construção do encontro.

bottom of page