top of page

NOTÍCIAS

CURSO DE COORDENADORES DO ERA - NE

 

E seguem os preparativos do nosso XIV ERA-NE desde ontem, 26/04, na Fazenda experimental Alagoinha da UFERSA, um espaço que possibilitará interação e informação da conjuntura do evento, trazendo várias vertentes de debates e buscando mobilizar lutas e valores sociais.

Estudantes de agroecologia do campus da Universidade Federal de Campina Grande, MAE e FEAB realizam Pré – Encontro Regional de Agroecologia

Nesta quarta (02/04) ocorreu no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, campus Sumé da Universidade Federal de Campina Grande, o Pré – ERA, momento de preparação para o XIV Encontro Regional de Agroecologia, com a participação de cerca de 20 pessoas de diversos períodos do curso de agroecologia do centro. Partindo da proposta de lembrar de grande lutadores brasileiros como Carlos Marighella, Olga Benário, Dom Helder Camara e Margarida Maria Alves nos remete a lembrar da luta e da resistência desses grandes mártires, e assim convidando aos presentes no pré-ERA a lutar juntamente com o Rio Grande do Norte e toda população da Chapada do Apodi contra o Projeto da Morte. A partir da discussão da luta enfrentada pelos apodienses e potiguares, foi possível também discutir sobre a importância do Encontro Regional de Agroecologia como uma ferramenta de formação dos estudantes e uma forma de articular os estudantes do nordeste que defendem a agroecologia. O momento serviu para falar dos diversos movimentos que constroem o Encontro Regional de Agroecologia.

Para Paulo, estudante de Agroecologia, o Pré – ERA foi “muito importante porque esclareceu algumas dúvidas e deu uma motivação extra para os discentes de agroecologia da UFCG, partindo do pressuposto que ninguém do grupo tem experiências em momentos como este, apesar de serem conhecedores dos problemas que irão ser debatidos no ERA. Portanto, o Pré-ERA serviu como um momento de contextualização do evento, assim como do conhecimento de realidades diferentes encontradas aqui na região do Cariri paraibano, onde se encontra o curso de agroecologia, além de um ato motivacional para os discentes de agroecologia da UFCG.”

 

“Foi muito importante conhecer como os estudantes do campus de Sumé da UFCG estão se organizando e desenvolvendo as atividades no fortalecimento da luta agroecológica. Foi um espaço muito proveitoso e saio de Sumé revigorado pois aqui temos companheiros muito fortes e comprometidos com a luta”, comenta Felipe Sales, militante da FEAB.

bottom of page